António Carneiro Jacinto
Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2007
VEM AÍ BORRASCA - PARTE II

Como se previa, e disso dei conta no meu Post de Domingo, a maioria camarária decidiu suspender de funções, por um período de 2 meses, o Dr. Carlos Sequeira. Antes de entramos na análise a esta decisão convém sublinhar que o Dr. Carlos Sequeira desempenhava as funções de Chefe da Divisão Financeira da Câmara Municipal de Silves, em regime de substituição. Isto é, não tem efectivamente a categoria de Chefe de Divisão.

A proposta de suspensão de funções partiu da Dra. Conceição Godinho, a mesma instrutora que havia absolvido as técnicas Telma Gonçalves e Otília Santos. Tendo apenas presente, por ora, os relatórios finais das referidas funcionárias, fico com uma enorme curiosidade em conhecer os fundamentos da decisão tomada sobre o Dr. Carlos Sequeira.

Vejamos algumas passagens dos citados relatórios:

a)     “No Município todas as Divisões tinham autorização para fazer aquisições de bens e serviços, sem que as mesmas passassem pela Secção de Aprovisionamento” (Esta autorização só pode ter sido dada pela Presidente);

b)     O Dr. Carlos Sequeira confirmou que Otília Santos “ solicitava aos serviços o envio do procedimento que as antecedia sem êxito, na maior parte das vezes, embora nunca lhe fosse dito que o mesmo não existia”;

c)     “Acrescenta o Dr. Carlos Sequeira que até à instauração do processo de inquérito que originou os agora processos disciplinares, os procedimentos de aquisição de bens e serviços, efectuados fora da Divisão Financeira, com o conhecimento dos membros do executivo, não respeitava a lei nem a Norma de Controlo Interno, aprovada em reunião camarária”;

d)    “Alertou por diversas vezes os superiores hierárquicos, quer verbalmente quer por escrito”;

e)     As facturas quando chegavam ao conhecimento de Telma Gonçalves “quando esta as manuseava para as inserir no programa da Contabilidade, já nelas havia sido dado o despacho designado como “Ordem de Pagamento” assinado pela Exma. Sra. Presidente”.

Estes são os factos já tornados públicos e perante eles o Dr. Carlos Sequeira só pode ser acusado de ter cumprido ordens superiores. Não foi certamente por sua iniciativa, conforme referenciado, que não foram cumpridas “a lei, a Norma de Controlo Interno e os regulamentos”.

Diz Isabel Soares ao Correio da Manhã que “ doa a quem doer, tenho de dar andamento ao processo, na defesa da Câmara e dos interesses públicos”. Percebe-se a sua intenção e imagino mesmo que terão corrido muitas lágrimas pela sua face ao tomar esta decisão. Mas só quem fôr parvo ou preferir passar por parvo é que não vê o que se está a passar. Promete mais declarações sobre o assunto ainda para esta semana.

Imagino o trabalho que está a dar aos seus advogados para lhe escreverem a sua declaração.

Uma nota final: ao contrário do que já vi escrito o Dr. Carlos Sequeira limita-se a deixar, por 2 meses o cargo de Chefe de Divisão Financeira em regime de substituição. Sabendo-se que o lugar do Eng. Henrique Brás ainda não foi ocupado, pode muito bem imaginar-se que finda a suspensão Carlos Sequeira suceda a Carlos Sequeira.

Aliás enquanto Isabel Soares permanecer no poder tudo pode acontecer.

Voltarei ao assunto assim for conhecido o relatório final respeitante ao Dr. Carlos Sequeira.

 

 

 

 



publicado por António Carneiro Jacinto às 13:07
link do post | comentar | favorito
|

12 comentários:
De José meireles a 27 de Fevereiro de 2007 às 15:14
A vida é um intercâmbio de vontade mútua, em que recebemos aquilo que damos. Será que I.S, ainda não compreendeu que a maldade é uma situação transitória e que um dia vai pagar pelo que tem feito?

Como tudo na vida quem semeia ventos, colhe tempestades. Assim como, quem odeia os outros também será odiado.

Realmente é claro e evidente que as culpas estão sempre nos outros, com a transparência digna de um "David Coperfield". Telma Gonçalves, mulher do nº 6 do PSD(candidato à Câmara) prepara-se para ocupar o lugar de chefe de Divisão Financeira, por maioria PSD (4 votos), que suspendeu o Dr. Carlos Sequeira das funções que vinha desempenhando desde à 4 anos a esta parte.Com culpa formada e suspenso da sua actividade por 60 dias, talvez lhe reservem um lugar no CCDR como forma de compensação.

Mas em meu entender o folhetim não vai acabar aqui. A história é interminável e outros episódios se lhe seguirão.

É esperar... é esperar, e pensemos que o que está a acontecer é tão transparente e límpido, mas pensemos também que ninguém pode tornar-se santo da noite para o dia, uma vez que o instinto de malvadez já está bem enrraizado.



De SILVENSE SEMPRE a 27 de Fevereiro de 2007 às 16:46
Caro Senhor Carneiro Jacinto.

Após ler os dois Posts, sobre a Borrasca que está para vir, não posso deixar passar em claro uma informação que penso ser curiosa e também útil para o seu arquivo.
Saiba o Senhor que a Norma de Controlo Interno, nunca foi posta em prática, desde que foi aprovada e ainda hoje, apesar das Vigartramóias todas que a não aplicação da mesma Ouriginou, a famosa norma só existe na gaveta de alguns chefes. CONTINUA –SE A NÃO APLICAR A NORMA DE CONTROLO INTERNO.


De ATENTO a 27 de Fevereiro de 2007 às 21:03
O Senhor Meireles que nos habituou com comentários oportunos, actuais e originais parece que se lhe esgotou a cassete e tem que decalcar no blogue do sr. Carneiro Jacinto um comentárui que já tinha feito noutro Blogue. É pena pois gostava do seu estilo.


De jorge filipe a 27 de Fevereiro de 2007 às 18:10
É incrivel que mesmo com um relatório que diz explicitamente que tudo foi feito com despacho da presidente da câmara, ninguêm é capaz de lhe apontar o dedo, pior ainda quando esta pretende arranjar pseudo culpados para a incubrir a sua culpa. É vergonhoso ao ponto que o nosso país chegou, a justiça deixou de ser cega e passou a beneficiar os corruptos que roubam do erário publico


De Ricardo Luz a 27 de Fevereiro de 2007 às 18:16
É preciso que se ponha os olhos noutros casos iguais a este, e se preveja o defecho que este caso vai ter, arquivado, sem apurar o principal culpado\a, a Drª Isabel Soares.
Num dia em que se fez uma das audiências do caso felgueiras, é pena que a polícia judicíaria não olhe para o caso silves com olhos de ver.


De BANDARRA a 27 de Fevereiro de 2007 às 18:44
Já aqui disse e torno a repetir. Com a oposição que não existe na Câmara de Silves é perfeitamente natural o que está a acontecer. Se isto fosse n’outros concelhos a música seria outra. Veja-se o nível de oposição que existe na Câmara de Lisboa.
Por outro lado mantenho a minha: se o PS Distrital e Nacional não estivessem comprometidos com a Câmara de Portimão e a de Lagos há muito que o IGAT estava a investigar esta trapalhada toda. Assim, vamos aguentar este fado até às próximas eleições e ver novamente todos aqueles e aquelas que falam mal agora pôr a cruzinha na Zabelinha, como aliás aconteceu em 2005.
O Povo é soberano. Em Silves o Povo é soberano e …BURRO.


De Anónimo a 27 de Fevereiro de 2007 às 19:11
Finalmente Silves está no mapa ....Haja Deus
Depois de uma mini EXpo , uma mini Coimbra, um mini Modelo temos uma Maxi Felgueiras


De Anónimo a 27 de Fevereiro de 2007 às 19:21
Eu sugiro que não se façam muitas investigações porque senão ainda acabam por lixar a D. Isabel. ... Ouvi (li) hoje que o Dr. Carlos estava nomeado em regime de substituição há 4 anos ... Já agora, há algum chefe de Divisão que não esteja em regime de substitruição? Por acaso gostava mesmo de saber!
Abrir concursos é aborrecido... Pode aparecer alguém que ponha em causa os curriculum dos protegidos...
Se alguma dignidade ainda houvesse, em vez de faltar à Assembleia Municipal, deveria era explicar aos municipes a embrulhada que arranjou...
Mais, acho que o maior castigo que lhe dão (à D. Isabel) é ter que gramar estes 2 anos que faltam para as eleições...


De josé meireles a 27 de Fevereiro de 2007 às 21:27
Sr. Atento

Foi uma forma de participar neste post, uma vez que o assunto é sobre o mesmo conteúdo. Assim sendo não poderia dizer uma coisa no blog do Dr. Manuel Ramos e dizer uma coisa diferente no do Dr. Carneiro Jacinto.

Mas por outro lado até é bom haver alguém atento e não se deixar enrolar pelas semelhanças/diferenças.
As palavras são a manifestação dos pensamentos, mas convém lembrar que uma palavra proferida poderá ajudar a ganhar ânimo de amanhã que ainda não chegou.


De josé meireles a 27 de Fevereiro de 2007 às 21:31
onde se lê "ganhar ânimo" deve ler-se "ganhar o ânimo".

Pelo lapso as minhas desculpas.


De fjcmb a 28 de Fevereiro de 2007 às 16:13
Caro António,

Infelizmente este é mais um caso de entre outros que atingem o poder autárquico no nosso país.
Perante o que nos tem sido dado a conhecer pela comunicação social e pelos diversos blogues, só me resta afirmar, que o ciclo terminou, este executivo vai fazer do restante mandato um calvário e quem vai pagar esta factura é o concelho de Silves.


De Vizir a 28 de Fevereiro de 2007 às 20:14
Afinal que gente é esta. São publicamente achincalhados. Pelo texto dos inquéritos tem que se deduzir que são desonestos. Vêem o seu nome arrastado na lama. Que futuro têm quando para qualquer concurso (público ou privado) aparecer no seu curriculo que foram destituidos de funções por trapaça e conluio (que é isso que parece) com empreiteiros ou fornecedores?? São directamente atingidos na sua honra e dignidade e não reagem? São acusados (ou subentende-se) de terem causado prejuizos públicos avultados. Então se tudo foi feito com conhecimento da presidente eles vão agora arcar com todo o peso da punição? Punição essa que se irá arrastar pela vida fora.
Pois meus amigos, se eles não tiverem uma reacção junto dos tribunais em defesa das suas posições, temos que pura e simplesmente reconhecer que a culpa é deles e que por isso devem ter que suportar o respectivo ónus e a vergonha por toda a vida.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

NOVO BLOGUE

COMPROMISSO DE HONRA

SOBRE AS FEIRAS MEDIEVAIS...

MAIS UMA HISTÓRIA INTERMI...

TRÊS REFLEXÕES EM TEMPO D...

SÃO MARCOS DA SERRA - UM ...

UMA ENORME TRISTEZA ...II

UMA ENORME TRISTEZA ...

DE COMO SE "PERDEM" MILHÕ...

O QUE É PRECISO PARA GANH...

arquivos

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

links
VISITANTES
Relógio
Fazer olhinhos
blogs SAPO