António Carneiro Jacinto
Sábado, 16 de Junho de 2007
DE COMO SE "PERDEM" MILHÕES

A Câmara Municipal de Silves, nos dez anos de “governação” de Isabel Soares, não tem procedido à cobrança coerciva das dívidas de particulares e empreiteiros, pelas tarifas (anteriormente designavam-se taxas) de ligação de saneamento dos prédios que foram construídos no concelho.

Esta situação das tarifas de ligação de saneamento, assume maior gravidade, quando nos últimos três anos nem  uma única construção edificada no concelho de Silves (desde a mais simples moradia, passando por vivendas e urbanizações, até aos maiores prédios de Armação de Pêra, de Silves e todos os outros espalhados pelo concelho) foi aplicada a respectiva tarifa, em completa violação com o regulamento da edilidade, publicado na II SÉRIE – N.º1 de 2 de Janeiro de 2001 do Diário da República, o qual, ao que se sabe, ainda não foi alterado ou revogado.

Somente uma auditoria da IGAT junto de umas das entidades lesadas – a Direcção de Finanças de Faro - sobre este incumprimento administrativo por parte da Câmara Municipal de Silves, conseguirá determinar qual o montante de que a autarquia foi privada nas suas receitas, mas receia-se que ascenda a centenas de milhares de euros.

Recordo que em 4 de Dezembro de 2006 denunciei esta situação, publicada também neste Blogue e que a presidente da Câmara, quando confrontada com a notícia que o jornal Correio da Manhã publicou sobre o assunto, disse que era tudo mentira.

Recordo também que, na Assembleia Municipal, a presidente da Câmara, quando questionada sobre se haviam ou não dívidas desta natureza por cobrar, depois do seu vice-presidente ter negado tal facto, foi ela própria a confirmar a situação e que a mesma se devia a dificuldades de pessoal.

Recordo a este propósito que, quando Isabel Soares assumiu a presidência da Câmara Municipal de Silves, em 1997, estes serviços eram Todos assegurados por 5 funcionários e a edilidade não dispunha de serviços jurídicos; após a sua tomada de posse foi criado um gabinete jurídico, hoje Divisão de Assuntos Jurídicos, com 6 pessoas; foi também criada uma Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente, que tem hoje na parte administrativa cerca de 12 pessoas e uma empresa privada a coadjuvá-los.

 

Saliento também que há Câmaras que cobram 1% ou 1,5% de tarifa de ligação à rede de saneamento, que incide sobre o valor patrimonial do prédio inscrito na matriz. E, a Câmara de Albufeira, faz essa cobrança quando é passada a licença de obras.

 

EXTRATO DO REGULAMENTO DA REDE DE SANEAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES PUBLICADO NA II SÉRIE – N.º1 DE 2 DE JANEIRO DE 2001.

 

CAPÍTULO I

SECÇÃO I

 

TARIFAS

Artigo 93.º

Regime tarifário

 

1 – Para suportar os encargos provenientes da instalação e conservação dos sistemas públicos de águas residuais, a Câmara Municipal cobrará, para além dos custos dos ramais de ligação, (…) as tarifas de ligação e de utilização.

3 – A tarifa de ligação incidirá sobre o valor patrimonial de prédios urbanos destinados à habitação, utilização colectiva, actividade comercial, industrial ou outras aplicações similares e é devida pelos proprietários ou usufrutuários ou quem pela primeira vez inscrever o prédio na matriz predial.

A tarifa de ligação incide sobre o valor patrimonial dos prédios e corresponde a 10% do valor do rendimento colectável.

 

Artigo 94.º

Tarifas

 

1 – A tarifa de ligação corresponde à contraprestação do serviço da instalação do sistema de drenagem de águas residuais.

 

Artigo 95.º

Facturação

 

1 – A tarifa de ligação será facturada uma única vez, quando o prédio fôr inscrito na matriz predial.

 

Artigo 96.º

Prazo, forma e local de pagamento

 

1 – Os pagamentos da facturação a que se refere o artigo anterior deverão ser efectuados no prazo, forma e local estabelecidos na factura correspondente.

2 – Findo o prazo fixado na factura sem ter sido efectuado o pagamento, a Câmara Municipal procederá de forma a recorrer aos meios legais para a cobrança coerciva da respectiva dívida, através de execuções fiscais.

                                              

                                               CAPÍTULO III

                                             Disposições finais

Artigo 109.º

Entrada em vigor

 

Este regulamento entra em vigor no 5.º dia, após a sua publicação no Diário da República 2.ª série, após a deliberação da Assembleia Municipal de Silves que o aprovar, precedida da sua publicação e apreciação pública a realizar nos termos do disposto do artigo 118.º do Código do Procedimento Administrativo.

 

Artigo 110.º

Revogações

 

Fica revogado o Regulamento do Serviço de Saneamento do Concelho de Silves, bem com todas as alterações que lhe foram introduzidas.

 

 

O que aqui fica escrito são factos concretos ilegais e lesivos dos interesses de todos os contribuintes do concelho. Apresentarei, oportunamente, as implicações que esta e outras situações do género têm na actual situação financeira da Câmara Municipal de Silves.

Muito gostaria que compartilhassem comigo as vossas ideias e sugestões para que possamos abrir um verdadeiro debate sobre tudo o que tem a ver com saneamento, água, a situação da Lara e os maus cheiros que pairam sobre Silves, etc.

 



publicado por António Carneiro Jacinto às 18:36
link do post | comentar | favorito

12 comentários:
De Manuel José a 19 de Junho de 2007 às 08:47
O Sr. Euviumsapo , perdeu uma boa oportunidade de estar calado. Se quer discutir o post é fazê-lo, não tem que estar à espera dos outros.

É por isso que Silves está como está. As pessoas estão sempre à espera que os outros dêem a cara, para depois dizerem que não é nada com eles. Foram os outros para se acomodarem consoante aquele que ganhe.

Chama-se a isto Oportunistas.

Cada um é livre de comentar o que quiser e não tem que ser empurrado ou obrigado a comentar.

Já pensou que os bloguistas podem estar em período de reflexão, aquilo que você não fez? Têm esse direito ou não?

Quanto ao número de comentários mais vale poucos e bons, que muitos como o do euviumsapo .


De euviumsapo a 19 de Junho de 2007 às 10:49
Srº Manuel José

ainda bem que aparece, vamos lá discutir então a questão de fundo deste post, concorda ou não que não tenham sido pagas estas taxas por parte dos construtores , empreiteiros e particulares , que segundo a lei deveria ser cobrada.
Eu como silvense, sem empresas na área da construção, como é óbvio discordo que a mesma não tenha sido cobrada durante anos, e que nunca se tenha feito um esclarecimento público aos municipes.

Não se cobra algo de direito, mas aumenta-se sem olhar a meios e fins a taxa de saneamento e fornecimento, existem pessoas que pouco mais ganham que 230 euros de reforma a pagar de taxa de saneamento mais de 20 euros , acha correcto que os abutres da construção que ganham fortunas anualmente, escapem aos impostos e que maioria dos reformados deste concelho pague para ter um bem essencial como é "água" um balúrdio segundo a sua reforma, quem sacrificamos nós afinal? Os nossos idosos? Ou deveriamos sacrificar os que podem pagar.

Que tipo de cidadãos somos quando permitimos este tipo de exploração? Os idosos deveriam ter taxas muito mais baixas que qualquer outro cidadão no activo, mas nós não olhámos para os nossos velhos, e é pena porque existem bastantes no concelho. Costumamos dar-lhe musica para lhe preenchermos a vida , mas para além da musica deveriamos dar-lhe uma vida condigna em termos de saúde e finanças para que não vivessem a contar os tostoes que sobram dos medicamentos e das contas obrigatórias como a água e luz, para comprarem um peixinho para o almoço.

Um abraço amigo Manuel José.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

NOVO BLOGUE

COMPROMISSO DE HONRA

SOBRE AS FEIRAS MEDIEVAIS...

MAIS UMA HISTÓRIA INTERMI...

TRÊS REFLEXÕES EM TEMPO D...

SÃO MARCOS DA SERRA - UM ...

UMA ENORME TRISTEZA ...II

UMA ENORME TRISTEZA ...

DE COMO SE "PERDEM" MILHÕ...

O QUE É PRECISO PARA GANH...

arquivos

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

links
blogs SAPO