António Carneiro Jacinto
Quarta-feira, 6 de Dezembro de 2006
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA ANEXOS

M   E  M  Ó  R  I  A. . . curta

 

 

Disse um dia Talleyrand :- “Deus, na sua infinita sabedoria deu aos homens o uso da palavra para que eles, assim, possam esconder melhor o seu pensamento”

 

 

 

A MEMÓRIA É O MAIOR TORMENTO DO HOMEM

 

Em Setembro de 1997 dizia Domingos Garcia, no Editorial do Basta Silves Merece Mais, do PSD: “ Confiem nas nossas ideias e nos valores que defendemos. A avaliação das pessoas a das ideias que defendem e transmitem, deve pautar-se pela coerência e pelo exemplo que dão aos outros no dia-a-dia da sua vida. O seu comportamento na sociedade e a sua acção política nos diversos órgãos autárquicos do Concelho, denunciando situações de compadrio e corrupção que não deveriam existir, pondo sempre os interesses do Concelho de Silves acima de tudo. Temos esperança de juntar a nós todos os que façam da verdade ponto de honra e da justiça missão”.

 

Nesse Boletim de Campanha denunciava o PSD que a filha do vereador da CDU, José Piçarra, recebia 1.800 contos (9.000 euros) por ano, para redigir as notícias dos dois Boletins Municipais que a Câmara Municipal editava.

 

O “ Assessor de Imprensa”, não da Câmara mas de Isabel Soares, recebe por ano 18.000 euros (3.600 contos) por ano, para defender a imagem da Presidente e a sua propaganda.

 

Nesse Boletim dizia também que a Casa Museu de João de Deus, em S.B.Messines, tinha sido inaugurada e aberta ao público no dia 8 de Março de 1997 e que tinha fechado no dia 9 do mesmo mês, continuando fechada até àquele mês de Setembro.

 

O Teatro Gregório Mascarenhas em Silves, foi inaugurado com grande pompa e circunstância (e a ajuda dum gerador) em Setembro de 2005 e quando acabaram as festividades da inauguração dessa mesma noite, foi encerrado, para nunca mais abrir e não estão ainda as obras todas concluídas.

 

Ainda nesse Boletim de Campanha, apresentava as fotografias dos 12 candidatos aos diversos órgãos;  Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.

 

Actualmente, 7 dessas pessoas cortaram quase por completo as suas relações com o partido e com Isabel Soares.

 

Também nesse Boletim  o PSD dizia que a Câmara de Silves tinha pago de horas extraordinárias e ajudas de custo mais de 12 mil contos (60.000 euros), no mês de Julho desse ano de 1997.

 

No passado mês de Julho Isabel Soares pagou de horas extraordinárias e ajudas de custo mais de 20 mil contos (100.000 euros).

 

Palavras de Artur Ligne em VOZ DE SILVES Nº.230 de 5 Abril de 2000:- “ Dada a inépcia e alguns pecados mortais cometidos, o PSD irá sofrer, nos sufrágios que virão, as consequências de alguma arrogância e do convencimento… de que o mundo está a seus pés”.  E ainda:- “Sobre a CDU e o PS recaem pesadas acusações de má gestão municipal e omissões que são do domínio público e que em tempo próprio poderão ser avivadas nas memórias menos privilegiadas ou menos atentas”.

 

 

E N T R E T A N T O

 

 

 

 

 

Palavras do Assessor de Imprensa, Artur Ligne, em 19 de Janeiro de 2006, após a renuncia de José Paulo Santos (aliás de Sousa já rectificado):

“O Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Silves, Dr. José Paulo Barbosa Moreira de Sousa, renunciou, no passado dia 5 de Janeiro, ao cargo que vinha exercendo, em segundo mandato, por comprovadas razões de ordem pessoal, profissional e familiar, não havendo qualquer outra ou outras para tal decisão que, de resto, já era aguardada.

... “ José Paulo, que é advogado de profissão, deixa um importante trabalho na Vereação e na Câmara …tendo desempenhado, a contento, a função de Vice-Presidente…”.

 

 

Palavras do Ex-Vice-Presidente da Câmara Municipal de Silves, José Paulo (Santos) na entrevista que deu J.Vasco Reys , após renuncia ao cargo, em Fevereiro de 2006:

“ Nada me movia contra a equipa nem contra a Dr.ª Isabel Soares”… “ No dia em que fazia quatro anos que eu tinha entrado para a Câmara, falei com a presidente, que compreendeu os meus motivos”… “Para que fique bem claro, a minha renuncia ao cargo não se deveu a quaisquer conflitos ou divergências. A minha renuncia

deveu-se, por um lado, a razões pessoais, que são minhas e têm a ver com a minha família”… “ A minha saída resume-se a isto e não a outros motivos”…”Trabalhar com a Dr.ª Isabel Soares é de uma dureza inacreditável… é uma mulher muito trabalhadora e que funciona plenamente em equipa”. …”Estive num projecto que muito me honrou … “ Disse-lhe, várias vezes: se um dia tu saíres da Câmara, eu também saio, porque faço parte do teu projecto e não tenho nenhum projecto pessoal”… “ Fala-se da minha saída com uma conotação negativa e tenho-me apercebido, por alguns ecos que me chegam, dessa conotação.”… “Volto a frisar… ter tomado esta opção não é de forma nenhuma, um abandonar o barco”. … “ Silves tem uma Presidente que é muito justa… Eu conheço muito bem a Dr.ª Isabel… Vale sempre a pena defender um amigo, quando está a ser injustamente atacado”.

As palavras de José Paulo de Sousa ao Jornal Terra Ruiva, em Outubro de 2006, reagindo às declarações contidas no comunicado da Câmara de Silves, que o implicam indirectamente no famigerado caso Viga D’Ouro, e assinado por Isabel Soares:

 

“Face ao avolumar  das notícias, em indícios vindos desse Município e, em declarações de Vª Exa, venho questionar, ao abrigo da grande amizade que nos uniu

se é essa a sua opinião, ou seja, se considera como verdade aquilo que foi vertido no comunicado”. “ Se a posição da Exmª Srª for a de concordar com o que se sugere indirectamente no comunicado,… o seu silêncio bastar-me-á”. “se a posição da Exmª. Srª., for discordante com o noticiado, agradeço desde já que o torne público”.

 

Por não ter obtido qualquer resposta de Isabel Soares, o Ex-vice Presidente da autarquia  disse em comunicado – “ Não deixarei de tomar as medidas necessárias, para defesa do meu bom-nome e da minha honra e a opinião de Isabel Soares sobre o assunto é uma mera opinião pessoal que vale o que vale”.

Entretanto, José Paulo de Sousa renunciaria também ao cargo de vice-presidente da concelhia do PSD de Silves, declarando –“ Por me achar injustiçado, solicitei à Exma Senhora Presidente da Concelhia que se pronunciasse sobre a questão. Não o tendo feito, infiro que concorda com o que se diz e com o que se insinua. Assim sendo, suponho que terei perdido a sua confiança política”.

 

Em 12 de Outubro o POST…  

 

A traição, como ela é ...

No inicio a confiança é mutua, fazem-se planos, tudo é bonito, não existem defeitos.

Os trabalhos são árduos , os projectos muitos, a camaradagem, a cumplicidade imperam.

Sofre-se com o sofrimento do outro...

Com o passar dos momentos, começa-se a entender que nem tudo é como parecia, lançam-se avisos vezes sem conta, mas a solidariedade, a amizade leva...

a que se esqueça e perdoe as vezes que se combina uma coisa e depois faz-se outra.

a que se defenda algo sabendo que mais cedo ou mais tarde alguém vai dar o dito por não dito.

Até que um dia o encanto quebra, mas para não magoar o outro que muito se respeita e ainda, porque não dize-lo , se admira , inventam-se umas simpáticas razões pessoais...

Recebem-se elogios, vertem-se lágrimas ...

Até que um dia o punhal, frio, metálico vindo do nada, ataca, atinge.

A principio a reacção é de estupefacção .

Depois vem a ira a seguir a raiva a prostração .

Finalmente vem a racionalidade e o sentimento da mais profunda desilusão.

 



publicado por António Carneiro Jacinto às 22:12
link do post | comentar | favorito

6 comentários:
De Francisco de Sousa a 8 de Dezembro de 2006 às 16:29
Não vou tecer qualquer comentário a esta sua publicação, porque, em primeiro lugar, acho importante salientar o facto de aparecer em Silves um novo espaço de esclarecimento que não tenha apenas a chancela do Partido Comunista. Não é que eu tenha nada contra o PC de Silves, muito pelo contrário, porque, em todo este processo, foi o único Partido que desde sempre apresentou opinião e informação. Infelizmente, e isto já escrevi num outro espaço, o Partido Socialista, que se quer Oposição no Concelho, andou calado e a reboque do PC até ao momento em que o Sr, disse que ia candidatar-se à Câmara de Silves e que ia dar uma Conferência de Imprensa. Afinal, e o que é pena, parece que o PS de Silves não tem força anímica para se impor e necessita sempre de uma muleta. Primeiro do PC, agora do Sr.
Que ao menos o PS de Silves aprenda alguma coisa com o Sr, e que o Sr tenha a santa paciência de lhes abrir horizontes


De Fernando de Sousa a 8 de Dezembro de 2006 às 16:40
Antes de comentar, gostaria de salientar o aparecimento deste novo espaço, convincente e que fazia falta, porque, em todo este processo só o Partido Comunista, através do seu Vereador, falava sobre o que se passava em Silves. Nesse mesmo espaço, cheguei um dia a perguntar qual o papel do Partido Socialista que sempre ouvi dizer que se queria oposição neste Concelho. Ora, o PS de Silves, que sempre esteve calado, escudava.se no PC de Silves e só ousou vir a terreiro quando o Sr anunciou que ia fazer uma Conferência de Imprensa. Parece que necessita de muletas...
Tenha o Sr. a santa paciência de lhes abrir horizontes
e desculpar qualquer coisinha...


De Manuel Castelo Ramos a 8 de Dezembro de 2006 às 19:56
Em primeiro lugar, as minhas saudações políticas ao Srº Carneiro Jacinto: bem-vindo ao mundo dos blogues políticos em Silves, bem-vindo à oposição. Como democrata que sou, não temo a concorrência, sobretudo aquela (mais ou menos) na mesma direcção. Feito o intróito, cabe dizer, se me permite, ao senhores Sousa (meus leitores fiéis) que, apesar de tudo o que têm lido ainda não sabem ou "aprenderam" que não sou do PCP, o que é grave. E muito menos preciso da "chancela" do PCP, só faltava. Os blogues que assino têm e terão só a chancela de Manuel Ramos, homem independente que se candidatou nas listas da CDU. Fica, mais uma vez, este repetido esclarecimento (a pessoas que insistem em carimbar e viver ligadas a preconceitos e estereótipos políticos) que, breve o irá saber, é praga que se cola a qualquer independente.
Manuel Castelo Ramos


De Fernando de Sousa a 8 de Dezembro de 2006 às 22:49
Parece que é minha sina pedir desculpa ao Dr. Manuel Ramos. Sou, sim senho, seu leitor assíduo, e comentador menos assíduo. mas não o catalogo, como não o faço a ninguém. mas diga-me apenas uma coisa ,Dr. Manuel Ramos. O senhor não escreve o blog do Vereador da CDU?
Ora se o Sr. não quer ser conotado com o PCP, porque não cria um blog, como fez agora o Sr. Carneiro Jacinto? Mas não. O Dr. escreve e só o Dr. o referido blog. Ora se não quer conotações, porque não faz como o Sr. Carneiro Jacinto?Que eu saiba ele não escreve no blog do PS, que, desgraça das desgraças, nem sequer o tem. Assim não havia confusões.
Nem as há quanto a si, meu caro Dr. Manuel Ramos. Eu sei muito bem que o Dr é independente e, escrevendo no blog do PCP ou não, se não fossem homens como o Dr e o Sr. Carneiro Jacinto ainda nós estávamos cantando Feliz Natal à Drª Isabel Soares, na nossa santa ignorância.
aproveito o momento para desejar Bom Natal aos Srs.


De Manuel Ramos a 9 de Dezembro de 2006 às 00:36
Senhor Fernando de Sousa,
O meu blogue tem como título Blogue do Vereador, o seu URL é que é http://vereadordacdu.blogspot.com/.
Daí ao PCP vai alguma distância. Faça um pequeno exercício: procure no blogue (em "Procure no Blogue do Vereador" pelo acrónimo PCP e depois por PSD). Terá a resposta quanto ao partido que sirvo.
Mas se prefere algo mais independente ainda tem o Saco dos Desabafos (e passo a propaganda).
Boas festas para si também.


De josé meireles a 14 de Dezembro de 2006 às 00:24
Afinal, tanta discussão para nada. Parece-me que não é só o PS que anda a reboque da CDU. Ora pelo andar da carruagem, parece que o Sr. Carneiro Jacinto não teve nenhuma ideia original. Porque a ideia original de facto veio do Dr. Manuel Ramos com o saco dos desabafos e uma vez eleito vereador independente pela CDU, resolveu e muito bem dar a conhecer ao público em geral (com possibilidades de acesso) ou às forças vivas da cidade que não tinham acesso a qualquer tipo de informação, o que se passava nas sessões de câmara. E quer queiramos ou não, todo este caso à volta da Vida D'ouro está cá fora a ser discutido pela população e todos se estão a interessar pelo assunto. Pelos vistos os Srs Sousas também estão a ir a reboque do Bloge do Dr. Manuel Ramos, que tem desempenhado um excelente papel como vereador e como munícipe de Silves. Porque de outro modo não tinham acesso à informação.
É certo que o PS tem feito alguma oposição, mas sem brilho e sem forma de fazer chegar à população o que se passa na Câmara.
Em suma o Sr. Carneiro Jacinto, afinal também vai a reboque do Dr. Manuel Ramos e consequentemente da CDU, uma vez que representa a CDU, ainda que independente.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

NOVO BLOGUE

COMPROMISSO DE HONRA

SOBRE AS FEIRAS MEDIEVAIS...

MAIS UMA HISTÓRIA INTERMI...

TRÊS REFLEXÕES EM TEMPO D...

SÃO MARCOS DA SERRA - UM ...

UMA ENORME TRISTEZA ...II

UMA ENORME TRISTEZA ...

DE COMO SE "PERDEM" MILHÕ...

O QUE É PRECISO PARA GANH...

arquivos

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

links
blogs SAPO