António Carneiro Jacinto
Domingo, 24 de Dezembro de 2006
NOVE BELAS SUGESTÕES

J.J.J.( ver comentário em declaração aos Silvenses na conferência de imprensa) deixou-me um magnífico e clarividente comentário às 4 da manhã de hoje. Assino por baixo todas as suas sugestões.

Assim:

1- Obviamente que a minha alternativa será construída com base em princípios e não em oportunidades; se fosse um oportunista garanto-lhe que não seria candidato à Câmara Municipal de Silves;

2- Mal de mim se ao longo da minha vida não tivesse sempre respeitado os outros e a sua inteligência; quando me quiser conhecer melhor e espero ter essa oportunidade, verificará quem eu sou efectivamente;

3- Se leu com atenção a minha declaração concordará que é isso mesmo, uma declaração e nada mais; ao afirmar que Silves se deve servir de mim não faço mais do que apelar à participação da Sociedade Civil . É com ela e para ela que construirei o meu Programa de Candidatura;

4- Sei muito bem que o Concelho é grande e tem problemas contraditórios e complexos; obviamente que o meu programa reflectirá o conjunto desses problemas e não apenas os da cidade de Silves;

5-Não sei o que são os “chavões da propaganda política nacional”. Se acompanhou minimamente a minha longa carreira de jornalista saberá que sou avesso aos lugares comuns;

6- Obviamente que aprendi muito com Sá Carneiro, Mário Soares, Freitas do Amaral e outros e sei muito bem o que são as “más práticas da alta política”, pelo que lhe garanto que nessa matéria estou completamente vacinado;

7- Não faz parte da minha educação deixar-me tentar pela “política de caça às bruxas”;

8- Não tenho feito outra coisa até agora do que produzir e divulgar ideias nos diversos contactos que já mantive com as populações;

9- Garanto-lhe que A.Pera, além de estar no meu coração por razões afectivas, merecerá da minha parte uma atenção especial em todos os domínios.

Bom Natal e um óptimo 2007 com um agradecimento muito forte por este seu contributo.

PS. Não deixarei de subscrever o blogue http//armacaodepera.blogspot.com



publicado por António Carneiro Jacinto às 12:40
link do post | favorito

De Ainda de outro Silvense a 26 de Dezembro de 2006 às 18:38
Nestes últimos dias tenho lido vários comentários de alguns Silvenses, sobre a candidatura de Carneiro Jacinto à Câmara Municipal de Silves e não quis deixar passar a oportunidade e dizer qualquer coisa depois do que li porque, se subsistissem ainda no meu pensamento, algumas dúvidas sobre as razões pelas quais Silves chegou ao ponto em que actualmente se encontra, bastar-me-ia ler o comentário de “o Silvense?.!...” da 1.53.- dia 23.
Como diz e muito bem, Silves tem honra; mas os Silvenses, nos quais me incluo, desde o 25 de Abril, não estiveram à altura de honrar o seu Concelho, pois se assim fosse nunca teriam votado nas pessoas que até aos dias de hoje têm dirigido o seu Município.
Recordo “ao silvense” os presidentes que tivemos desde 1974:
Após a destituição do último presidente do regime, o industrial Carlos Pinto, Silves foi inicialmente (tomada de assalto) por algumas personagens peculiares, tais como o Sr. Estanislau, José Luís Cabrita, José Joaquim Júnior, etc e depois (governada) por uma comissão administrativa composta Mário José, Ilda Ribeiro, Joaquim Santiago, António José Sales Rocha, etc; comentar todos eles seria muito interessante mas, por muito exaustivo ficará para próxima oportunidade; “este reinado” duraria até às primeiras eleições democráticas, em 1976, a partir das quais enumeramos os outros “chicos e chica espertos e esperta” que têm levado o Concelho de Silves à cauda de todos os concelhos do Algarve.
1º- Rui de Morais, eleito pelo PS; nasceu em África, caiu em Silves como muitos outros, casou com a filha de pessoa rica da cidade, como professor foi o que todo o mundo conhece, famoso por ser o advogado das causas perdidas e como presidente nem existem palavras para o definir.
2º- José Viseu, eleito pelo PS; nasceu no Alentejo, comerciante falhado de S.B.Messines, auto-didata até na destruição de A.Pera onde foi o PAI da política do betão; no entanto todos gostaram dele, parece que só pelos consensos que conseguia a todos os níveis.
3º- José Viola, eleito pelo PCP; filho de industrial de cortiça, nasceu em Silves, fugiu da tropa e foi p’rá França de onde regressou em 1974 como um herói nacional. Chapéus há muitos…presidentes destes também.
4º- De novo José Viseu, eleito pelo PS; após passagem efémera como
adjunto ou assessor de Martim Garcia (que lhe deu a mão) na Câmara de Portimão, representou os Cafés Delta ( de outro amigo que lhe deu a outra mão – Nabeiro) e voltou à Câmara de Silves – para garantir a reforma - , não fez mais do mesmo porque entretanto faleceu.
5º- Francisco Matos, eleito…por ninguém, mas estava na lista do PS em segundo – para colaborar como técnico, como disse José Viseu – ficou como presidente pelo falecimento daquele ; filho de industrial de cortiça, nasceu em Silves onde estudou no colégio do srº Padre Oliveira até aos 15 anos; partiu para Lisboa e regressou a Silves como Engº da barragem do Funcho e teve que se agarrar à oportunidade Câmara senão era desterrado para o Norte do País; como Presidente, foi igual à prestação que teve na Direcção Geral de Viação de Faro.
6º- Novamente José Viola, eleito pelo PCP; Sem palavras… foi José Viola.
7º- Isabel Soares, mais conhecida pela Belinha, eleita pelo PSD !...; filha de comerciante abastado e sócia e irmã de empresário (multifacetado), ficará na história de Silves como a presidente das lágrimas de crocodilo, que levou os velhinhos a passear de avião e que por ter levado a Câmara à banca rota se suicidou politicamente.
Para além destes, outros figurantes fizeram e fazem parte do “brilhante” passado político do Concelho de Silves, como candidatos a presidente de Câmara ou a outros lugares; nomeadamente, o Alentejano e caricato João Ferreira, pelo PS; a Monchiquense Lisete Romão, pelo PS; o africano e Aljezurense Jorge Craveirinha, pelo CDS, o Portimonense Manuel Ramos –independente – pelo PCP, isto só para referir os mais recentes.


De Anónimo a 4 de Janeiro de 2007 às 20:05
Caro "Ainda de outro Silvense",
Li e gostei, gostei mesmo muito do seu comentário.
Para complemento da fertil lista de ex-Presidentes, apetece-me dizer se não será o momento de incentivar e apoiar a candidatura à Presidência da Autarquia do, por si denominado "MULTIFACETADO" irmão da ainda senhora Presidente?
Ele até já foi mandatário de candidato a Belém, que saíu vencedor. Curriculum parece não faltar.
Os Silvenses não estarão a desperdiçar uma oportunidade de terem um Presidente "À ALTURA".
Para além da resolução dos problemas, arte não lhe falta, teria ainda a virtude de dar continuidade à Dinastia.
Mais um Silvense.


De De Ainda outro Silvense a 4 de Janeiro de 2007 às 21:41
Caro Anónimo
Embora o irmão da senhora também seja se Silves, para além de muitos outros contras, tem um recente, que lhe tira todas as hipóteses de ser eleito, desculpe.
"Quando ele fosse Presidente da Câmara, obrigava os trabalhadores a subscreverem um crédito bancário a favor da Câmara no valor de 5mil contos, para pagar as dívidas que a irmã criou, como fez com os funcionários da Alicoop.
Penso que os funcionários da Câmara não estão em condições financeiras para o fazer e como tal não votariam no senhor presidente dos comerciantes.


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

NOVO BLOGUE

COMPROMISSO DE HONRA

SOBRE AS FEIRAS MEDIEVAIS...

MAIS UMA HISTÓRIA INTERMI...

TRÊS REFLEXÕES EM TEMPO D...

SÃO MARCOS DA SERRA - UM ...

UMA ENORME TRISTEZA ...II

UMA ENORME TRISTEZA ...

DE COMO SE "PERDEM" MILHÕ...

O QUE É PRECISO PARA GANH...

arquivos

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

links
blogs SAPO